Pronunciamento

Luciane Carminatti - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Demonstra indignação com a alteração que o futuro governo estadual quer implantar nas Apaes catarinenses, que seria o regime de pecúnia, isto é, o governo repassa os recursos e as Apaes contratam os professores. Menciona que o novo modelo trará prejuízo aos alunos que precisam de atendimento com profissionais especializados e que atualmente são cedidos pelo estado.
Faz referência ao problema relacionado com os professores ACTs, que trabalham nas escolas como segundo professor, ajudando as crianças com necessidades especiais, citando que a Secretaria de Educação, lançou edital excluindo os mesmos para atuarem na rede pública estadual. Comenta que o fato irá prejudicar muito os alunos com deficiência, pois terão que ficar em casa. Considera o fato uma violência à educação das crianças especiais.
Conclui solicitando apoio a todos os colegas deputados, justificando que o direito à educação é direito de todos, assegurado pela Constituição e por toda a legislação na área da educação especial.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza a deputada Luciane Carminatti pelo discurso, dizendo que também está preocupada com a questão.

Deputado Luiz Fernando Vampiro (Aparteante) - Cumprimenta a deputada Luciane Carminatti pelo tema do pronunciamento, informando que a bancada do MDB protocolará na Casa proposta de sustação do ato do grupo gestor da Secretaria de Educação, com relação à questão das Apaes, para reverter à situação. [Taquígrafa: Ana Maria]