Pronunciamento

Kennedy Nunes - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/03/2019
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Comenta a respeito do rumo que o Brasil está tomando, considerando que o caminho da intolerância, que se apresenta, não é bom e lhe causa preocupação.
Explica que algumas pessoas não entendem o significado de laicismo, e que o estado laico é aquele que não toma preferência na questão religiosa. Entretanto, estas pessoas querem dar outra conotação, a de negação de uma religião.
Faz apresentação de vídeo que circula nas redes sociais, para demonstrar essa intolerância. Tal vídeo, de autoria de Bernardo Küster, de Londrina, critica e mostra as imagens do desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel, em que o coreógrafo Edgar Junior, afirma que a sua intenção "era chocar" e que realmente era a figura de Jesus. Entende que a coreografia foi um desrespeito a 86,9% da população brasileira, que é cristã e que não gostou de ver aquelas imagens, uma vez que o Carnaval tem como fim apenas a diversão.
Ressalta que a intolerância religiosa, pelo Código Penal, é considerada um crime, por isso, está sugerindo à Casa uma moção com nota de repúdio à citada escola de samba, pela aberração feita no desfile carnavalesco.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema, corroborando suas palavras, acrescentando que tem muito orgulho em ser cristão, assim como quase 90% dos brasileiros. Comenta que vive num estado chamado Santa Catarina, tem uma cruz neste Parlamento e a palavra de Deus deve guiar a todos. Acrescenta que não se pode negar as raízes históricas do Brasil, América Latina e Ocidente, que estão atreladas ao Cristianismo.

Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Solidariza-se com o deputado e, como representante do Partido Social Cristão, afirma que tudo começa pelo respeito.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela iniciativa da moção, que com certeza será aprovada pela Casa. Fala que o coreógrafo citado foi extremamente sarcástico e fez questão de frisar que "estava querendo abalar a fé com a derrota do Salvador." Entretanto, em seu aparte, faz questão de deixar a mensagem de Filipenses, capítulo 2, versículo 10 - "Muito breve chegará o dia em que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor."

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Concorda que o Brasil, muito mais do que os outros, vem numa linha de libertinagem, procurando destruir os valores morais, cívicos e religiosos. Lamenta e considera que a única maneira de mudar isso é começar de novo, nas escolas, na família e na igreja, para a sua reconstrução. [Taquígrafa: Sara]