Pronunciamento

Kennedy Nunes - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/05/2019
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Faz referências elogiosas ao trabalho e a pessoa do deputado Silvio Dreveck, e o parabeniza por retornar à Assembleia Legislativa.
Cita que 'missão dada, é missão cumprida' ao se reportar como presidente da entidade Unale, a qual congrega as 27 Assembleias Legislativas da Federação Brasileira e os 1.059 deputados estaduais, sobre o evento ocorrido em Brasília, na segunda-feira, a 1ª Edição do Seminário Contra Suicídio, a Automutilação e a Violência Contra as Mulheres, que reuniu os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, e outras instituições.
Destaca a fala do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, sr. Araújo Gomes, o qual preside o Conselho Nacional de Comandantes Gerais que, durante o seminário, relatou as dificuldades e os problemas de ordem financeira que as Polícias têm para realizar seus trabalhos, pois os recursos não são descentralizados.
Também menciona a implementação do Sistema Único de Segurança Pública, uma lei nova promulgada em dezembro passado, que visa integrar diversos órgãos da segurança pública para uma atuação coordenada e integrada, quando fala que o governo federal não indeniza os governos estaduais pelo trabalho da Polícia Militar de combate ao tráfico de drogas, cuja tarefa compete à Polícia Federal. E entende que um estado não pode arcar com custos que são obrigações do governo federal.
Na área da violência contra as mulheres, avalia a necessidade de medidas para conter as agressões, bem como a questão dos suicídios, pois segundo dados, a cada 45 minutos um suicídio é cometido no país. Aborda que, em Joinville, uma diretora de escola estadual suspendeu as aulas por dois dias, porque a polícia detectou que um ex-aluno e outro atual estavam planejando um ataque igual ao praticado na cidade de Suzano, São Paulo. Avalia que o governo do estado deve preparar os professores e gerentes educacionais, porque é um tipo de fato novo e os mesmos têm que saber como agir nessas situações.
Também, destaca a preocupação dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados em relação aos números de suicídio de servidores das citadas instituições, bem como de seus familiares, que muitas vezes cometem mutilações. Por isso, pede ao presidente da Casa, deputado Julio Garcia, que designe alguém para tratar sobre depressão no Parlamento catarinense.

Deputado Silvio Dreveck (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e enaltece sua atuação frente à Presidência da Unale. [Taquígrafa: Sílvia]