Pronunciamento

Kennedy Nunes - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/08/2018
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Corrobora as palavras do deputado Dirceu Dresch quanto ao aumento absurdo que o Judiciário se autoconcedeu, com efeito cascata, enquanto não existe recursos para a Saúde, por exemplo.
Faz uma avaliação da ação que a Polícia Militar está desenvolvendo no estado, com índices que mostram que o efetivo na rua, com comando e estratégia, se reflete na diminuição dos problemas de segurança, destacando ainda que houve redução de quase 30% nos homicídios e nos crimes na região de Joinville, em torno de 24% em Florianópolis, e no estado em torno de 14%.
Lamenta, entretanto, que existam 97 cidades catarinenses que contam com um só policial trabalhando na rua, sendo que muitas destas cidades ficaram até oito anos sem nenhum registro de homicídio, e mesmo assim a cidade não sente segurança com somente um policial.
Parabeniza o comandante da PM coronel Araujo Gomes, junto com o subcomandante coronel Koglin, e todo o comando da Polícia Militar que está colocando em ação o Plano PM 4000, que nos finais de semana reforça o número de policiais na rua, o que tem diminuído consideravelmente o índice de crimes, como verificado na saidinha do Dia dos Pais.
Lança um desafio aos próximos governos para diminuir o índice de criminalidade, aumentando a sensação de segurança dos grandes centros, bem como contratar mais efetivo para aquelas cidades que contam com somente um policial. Relembra que Raimundo Colombo foi o governador que mais colocou policiais servindo o estado, com a contratação de aproximadamente dois mil policiais, entretanto esse número não foi suficiente pelas aposentadorias que aconteceram na mesma proporção.
Ressalta que a questão da Segurança deverá ser um importante tema para debate, não só no estado, mas também no Brasil, alertando que o Sistema Público de Segurança ainda é uma incógnita, desejando que não seja mais uma propaganda do governo federal para tirar o foco dos traficantes, que têm a sua inteligência muito bem executada.
Afirma que a Constituição Federal garante Segurança, Saúde e Educação, mas o povo está gastando mais com esses itens e com seus impostos, sem o devido retorno por parte do Estado. [Taquígrafa: Sara]