Pronunciamento

José Milton Scheffer - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/06/2018
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Discorre sobre o Projeto de Lei n. 148/2018, de sua autoria, que incentiva a fabricação e o uso de veículos elétricos em Santa Catarina, tendo em vista questões ambientais inerentes à eletromobilidade.
Afirma que o Brasil, em 2005, assinou protocolos internacionais de melhoria da qualidade do ar nas suas cidades e o estado catarinense não pode ficar para trás. Desta forma, declara que o projeto vem ao encontro da melhoria ambiental, da economicidade na utilização de veículos, pois o veículo elétrico custa por quilômetro apenas 25% de um carro movido à gasolina.
Menciona que dados da Saúde relatam que 135 mil pessoas morreram por problemas respiratórios nas grandes metrópoles devido à poluição, e destaca que é preciso criar incentivos para utilização da eletromobilidade, na esteira de outros países que subsidiam, e apoiam aqueles que desejam adquirir tais veículos.
Afirma que Santa Catarina tem montadoras que geram empregos, e a fabricação destes veículos deveria ser uma prioridade do governo, com isenção de taxas, IPVA e outros impostos, a exemplo de outros estados que já criaram políticas públicas de incentivo a este meio de transporte que polui menos, gasta menos e não produz poluição sonora.
Salienta que é preciso resolver o problema da dependência da frota nacional ao combustível fóssil, pois recentemente o país parou em decorrência da falta de alternativas para o transporte, causando um forte impacto na vida das pessoas e na economia do país.
Pede apoio dos seus pares para a aprovação deste projeto que vai colocar o estado na vanguarda em sustentabilidade ambiental, trazendo qualidade de vida para a população, e ressalta que através da eletromobilidade o país não será mais dependente do petróleo. [Taquígrafa: Sara]