Pronunciamento

Ismael dos Santos - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2018
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Ressalta que a presente data é especial no calendário, pois é o Dia da Reforma e o Dia da Poesia. O Dia da Reforma porque há exatos 501 anos, Martinho Lutero afixou as famosas 95 teses que historicamente tiveram um papel decisivo na redefinição do homem moderno.
Salienta que o Protestantismo trouxe, para o palco da história, rupturas marcantes no campo teológico, econômico e social. Dizia Martinho Lutero que "nem todo o homem de bem pratica boas obras, mas aquele que pratica boas obras certamente será um homem de bem." Desafiou ele a monarquia, quando colocou a proposta, na área educativa, de meninos e meninas estudarem numa mesma classe de aula.
Enfatiza ser também o Dia da Poesia, dia de um grande poeta: Carlos Drumond de Andrade, artista do verso livre, da poesia subjetiva e concreta. Aquele que seria o poeta do eu maior que o mundo, quando fazia sua poesia irônica; do eu menor que o mundo, quando fazia sua poesia social e o poeta do eu igual ao mundo, quando fazia uma poesia metafísica.
Finda seu discurso com a leitura de uma poesia de Carlos Drumond de Andrade sobre O Tempo.

Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Parabeniza o deputado por ser também ele um escritor e aborda os 501 anos da Reforma Protestante. [Taquígrafa: Eliana]