Pronunciamento

Ismael dos Santos - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2018
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Manifesta-se a respeito dos 10 anos da maior tragédia climática ocorrida em Santa Catarina, representando um momento histórico, traumático que ceifou a vida de 135 pessoas no Vale do Itajaí, incluindo o Morro do Baú, Gaspar, Ilhota e a cidade de Blumenau, e apresenta sinceros sentimentos aos atingidos que não conseguiram superar a dor causada por aquele evento climático, conforme imagens exibidas no painel.
Na oportunidade, reitera sinceros agradecimentos aos que, de alguma forma, buscaram amenizar a aflição dos atingidos naquele brutal evento, mencionando a Defesa Civil, as Polícias Militar e Civil, o Instituto-Geral de Perícias, a Epagri, o Ciretran e outros.
A partir do referido desastre climático, pontua os investimentos realizados ao longo da década, como a elevação das barragens do Alto Vale em Ituporanga e Taió, protegendo as enchentes posteriores a 2008, obras consideradas um avanço ao sistema de referência climática que oferecem segurança a futuras calamidades públicas.
Por fim, ratifica a necessidade de continuar investindo na prevenção para impedir situações drásticas no estado catarinense, outrora ocorridas. [Taquígrafa: Elzamar]