Pronunciamento

Ismael dos Santos - 113ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/11/2018
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Solidariza-se ao pronunciamento do deputado Leonel Pavan, enaltecendo o evento ocorrido no CIC em homenagem aos 40 anos da Fundação Cultural Catarinense, considerada a maior agência fomentadora de cultura no estado de Santa Catarina. Paralelamente, utiliza-se do viés negativo para o Brasil, noticiando o fechamento das duas maiores livrarias do Brasil, Saraiva e Cultura, por falta de leitores, prejudicando consideravelmente as próximas gerações, conforme citação de Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".
Seguindo a linha de raciocínio do referido escritor brasileiro, ressalta que a literatura é importante na busca de transformação, cita o autor Haroldo Brum, que em seu livro, Como e porque ler faz alusão a uma importantíssima frase: "Com a leitura, nós acendemos a chama do intelecto." Alude também o autor, Roland Barthes, em sua literatura Aula, destaca que todas as ciências estão presentes no mundo literário, representando uma oportunidade de vivenciar outras experiências.
Finaliza, afirmando que a Casa Legislativa cumpre sua missão na área da literatura por meio do programa 'Cem Livros, Sem Custos', à disposição de todos os catarinenses, porém ainda desconhecido. [Taquígrafa: Elzamar]