Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/02/2021
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Menciona que visitou a Lagoa da Conceição, onde aconteceu o maior crime ambiental de Florianópolis. Constata que a grande angústia dos moradores é com a atenção que a Casan precisa dar à situação deles. Primeiramente pelo risco que passaram e, após, como ficaram: havendo contato com aquela água, as feridas que surgiram no corpo; e algumas casas foram interditadas, mas os moradores lá permanecem, pois não têm aonde ir.
Cita as demais situações relatadas pelos moradores, como o cheiro, a contaminação, a proliferação de insetos, sem contar a contaminação causada na lagoa pelos dejetos. E vem agora também, a reboque, a própria questão do turismo, porque as pessoas estão evitando ir à Lagoa da Conceição por conta da contaminação.
Relata que, inclusive, esses moradores, na semana anterior ao acontecido, na quinta-feira, informaram à Casan sobre o risco que estava iminente na lagoa, justamente pela quantidade de chuvas e do reservatório que estava para transbordar. Agora estão alertando que há um reservatório ainda maior que precisa de um monitoramento, e, segundo um engenheiro, a Casan não tinha uma rotina de acompanhamento sobre o que estava ali acontecendo.
Finaliza dizendo que os moradores clamam às autoridades por uma rápida resposta que atenda as suas necessidades, e que a Casan tome providências para que não ocorra um novo transbordamento, e consiga amenizar os efeitos ambientais na lagoa. [Taquígrafa: Eliana]