Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/05/2019
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Relata que no dia 10 de maio, visitou São José do Cerrito e conversou com famílias que foram realocadas, por conta da construção de uma usina hidrelétrica. Demonstra indignação ao fato de que algumas pessoas foram retiradas de suas propriedades.
Salienta que, enquanto prefeito de Pinhalzinho, manteve diálogo com os representantes das empresas que construíram nos rios da região, e destaca a consideração com os proprietários de terras, que inclusive se tornaram sócios destas empresas.
Diante de tais situações, reforça o trabalho eficaz dos parlamentares em relação aos direitos humanos, ao cuidado com as construções das barragens, destacando a de Anitápolis, que se encontra em estudo a construção de uma usina fosfateira aos moldes da empresa de Brumadinho. Também comenta a situação da barragem em José Boiteux, afirmando que o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, colocou-se à disposição para visitar a barragem e analisar possíveis riscos. Comenta, ainda, que em junho acontecerá uma audiência pública em Papanduva para tratar sobre a exploração do xisto, por conta do risco de contaminação dos lençóis freáticos da região.
Esteve, também, em Abelardo Luz, visitando a escola de ensino médio Paulo Freire, onde existe um laboratório de alto nível que está inoperante, por não ter professor disponível. Pretende discutir com o líder do governo e com o secretário da Educação para que seja resolvido o problema da falta de professor para o laboratório de pesquisas.
Informa que na data anterior participou na faculdade Católica de uma reunião do Grupo de Trabalho de Apoio ao Imigrante, e comenta sobre o relato de um haitiano que jamais se sentiu negro, por sempre ter vivido em um país com predomínio da população negra, mas se sente discriminado em Santa Catarina. Neste sentido, entidades estão se reunindo para solucionar o problema de discriminação de imigrantes no estado.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema, coloca-se à disposição e informa que encaminhou um projeto para proibir a utilização da barragem alteamento a montante, pela possibilidade de acidentes graves. Também destaca a exploração do xisto, que gera muita insegurança. [Taquígrafa: Elzamar]