Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/07/2020
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Solidariza-se com o Deputado Milton Hobus pelo episódio que aconteceu na semana.
Comenta que a Intercel está fazendo uma denúncia em relação à presidência da Celesc. Complementa que o próprio conselho da empresa fez uma denúncia de conflitos de interesses na nomeação do presidente da Celesc, que é funcionário de uma empresa concorrente, assim, ocupando as duas funções simultaneamente. Fala que esta denúncia resultou na "Operação Abafa", onde parte do conselho e um acionista demitiram o conselheiro que efetuou a denúncia, e seguem tentando abafar toda a situação. Por fim, o Deputado pede para que o Governo do Estado se manifeste, e teme que a empresa esteja seguindo no caminho da privatização.
Cita, ainda, que as crianças de Santa Catarina com Atrofia Muscular Espinhal precisam ir até Florianópolis para receber um medicamento. Acrescenta que é uma logística desnecessária e que causa dores físicas nas crianças, podendo ser evitado se houver a homologação em hospitais de diferentes regiões, citando o oeste como exemplo.
Sugere que o medicamento Zolgensma seja legalizado no Brasil, evitando que as crianças precisem viajar para os Estados Unidos. Também recomenda que o medicamento Spinraza seja legalizado no SUS, diminuindo os custos para o governo. [Taquigrafia: Northon]