Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/09/2020
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Faz uma reflexão sobre o filme Coringa, comentando que o diretor fez uma crítica social para falar sobre a falta de atenção para com as pessoas que possuem transtornos mentais. Comunica que a OMS publicou dados, informando que os países gastam pouco do orçamento para tratamento de pessoas com problemas de saúde mental.
Frisa que a pandemia global da COVID-19 está causando um impacto adicional na saúde mental da humanidade, e acrescenta que poucas pessoas possuem acesso aos serviços de saúde mental de qualidade. Fornece diversos números que embasam sua afirmação sobre o baixo direcionamento de recursos para o tratamento de pessoas com tais transtornos.
Comenta que as pessoas com problemas mentais vivem na sociedade, mas são desprezadas, escondidas ou invisíveis, e como resultado da falta de acolhimento dessas pessoas, acabam ocasionalmente cometendo atrocidades, citando o exemplo da mulher que tirou a vida de uma grávida. Ao fim do discurso, reforça a necessidade de olhar para essas pessoas que precisam de tratamento. [Taquigrafia: Northon]