Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/09/2020
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Diz que a presente semana foi preocupante, em função do que tem ocorrido na SC-160, saída entre Pinhalzinho e Saudades, trecho em que abriu uma grande cratera que está gerando vários acidentes. Lembra que os motociclistas se deparam com o excesso de água na pista e acabam caindo devido à falta de escoamento da mesma. Igualmente, a situação é difícil no trecho entre Pinhalzinho e Saltinho.
Comenta que teve uma conversa com o Secretário de Infraestrutura, que disse que já havia um projeto para a recuperação da pista no referido trecho, e reforça que é um importante acesso de distribuição viário do Estado, precisando de medidas urgentes.
Refere-se ao porto seco de Dionísio Cerqueira, que está na rota do milho e recebe 700 carretas por dia, indagando por onde vão trafegar. Faz duras críticas ao estado das rodovias catarinenses e cobra soluções, porque senão, daqui alguns anos, as estradas voltarão a ser de chão.
Fala sobre o debate ocorrido com o Secretário da Educação sobre o retorno das aulas. E, também, comenta sobre a situação do turismo no Estado, dizendo que os profissionais que atuam nessa área estão passando fome, pois a pandemia mexeu com o mundo todo, principalmente com a economia, e entende a necessidade de rever logo uma solução para esta situação.
Diz que as pessoas já estão se acostumando com a pandemia e promovendo aglomerações, mas muitos setores estão sofrendo, pois ainda não se abriu para o debate de quando os setores do turismo e eventos poderão retornar as suas atividades. [Taquigrafia: Guilherme]