Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/08/2020
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Comenta sobre a dificuldade das crianças portadoras de AME, que se deslocam de todas as regiões do Estado até Florianópolis para buscar o tratamento.
Fala da sua conversa com o Secretário da Saúde para compreender a situação de uma criança de 8 meses que precisou de atendimento, e a família não conseguiu ambulância para se deslocar até Florianópolis, culminando o fato com os pais tendo que pagar o deslocamento da paciente.
Entretanto, recebeu a informação de que até foi oferecido um avião, mas não poderia ter acompanhante devido à presença da equipe médica, e acredita que dificilmente os pais deixariam um bebê de oito meses, nesta situação, sozinho. Explica, também, que pelas regras de deslocamento e regionalização a família precisaria fazer três trocas de ambulância para concluir o percurso. Isso, com todos os equipamentos que o paciente precisa utilizar.
Lembra que já existe uma Lei no Estado que garante o transporte dessas famílias, e afirma que é necessário agilizar o recredenciamento do hospital de Concórdia para receber estas crianças, porque já são 11 no oeste catarinense que recebem esta medicação a cada quatro meses.
Conclama os Deputados da bancada do oeste, bem como o Dr. Vicente, o Neodi Saretta, para criar um movimento conjunto, pressionando o Ministério da Saúde, para que haja o recredenciamento do Hospital de Concórdia para fazer a aplicação do medicamento, minimizando assim o sofrimento das crianças e o desgaste dessas famílias.
Cita, ainda, a preocupação das pessoas que trabalham com eventos, que tiveram sua renda duramente afetada na pandemia, e estão pedindo reunião com o grupo gestor de crise do Governo para discutir a situação. Também fala do setor de transportes, pois há restrições para os ônibus, mas o mesmo não acontece com os aviões, que estão cada vez mais lotados.
Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema abordado e diz que já solicitou ao Governo do Estado o credenciamento de mais hospitais para atendimento de pacientes com AME. [Taquigrafia: Guilherme]