Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/06/2019
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Relata que realizou uma audiência pública em Papanduva para debater o problema da extração do xisto no estado. Acrescenta que também visitou, juntamente com o deputado Doutor Vicente Caropreso, a cidade de São Mateus do Sul, para analisar os benefícios e malefícios de uma exploração de xisto da Petrobrás naquela região. Comenta que estava apreensivo por conta das diversas informações coletadas com variadas fontes no município visitado. Registra que existe um pedido de licença para a exploração de xisto em uma área de 50 mil hectares, começando na divisa com Paraná e indo até Concórdia.
Informa que existem dois sistemas de extração do xisto, um deles é chamado fracking, cujo procedimento é semelhante à coleta de petróleo, possuindo alto nível de poluição, que inclusive foi proibido por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Paraná. O outro sistema é o convencional, utilizado pela Petrobrás em São Mateus do Sul. Relata que lideranças políticas, associações comerciais e de moradores, atualmente, também posicionam-se contra este sistema de extração aplicado pela Petrobrás, argumentando que os efeitos colaterais estão surgindo e se agravando.
Comenta que existe um pedido de licença para a extração do xisto em Santa Catarina, e a audiência pública reuniu mais de 1200 pessoas, que são contra esta exploração no estado. Acrescenta que o deputado Valdir Cobalchini criou um projeto de lei proibindo a extração de xisto em Santa Catarina, e solicita colaboração aos demais deputados.
Pede para que todos tenham consciência da nocividade desta extração, e explica o que acontece quando há o processo da extração e devolução de rochas contaminadas ao solo. Reforça seu pedido para que os deputados evitem esta exploração no estado.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e reforça o perigo desta exploração para o meio ambiente.

Deputada Paulinha (Aparteante) - Manifesta apoio integral e coloca-se à disposição para ajudar nesta causa. [Taquígrafa: Sara]