Deputados

Deputados

Fabiano da Luz

 PT

Dados Pessoais

Nascimento:
04 Maio 1974
Escolaridade:
Pós Graduação
Origem:
Chapecó /
Gabinete:
305
Contatos:
  • (48) 3221-2628
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

03/02/2021 - 001 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Menciona que visitou a Lagoa da Conceição, onde aconteceu o maior crime ambiental de Florianópolis. Constata que a grande angústia dos moradores é com a atenção que a Casan precisa dar à situação deles. Primeiramente pelo risco que passaram e, após, como ficaram: havendo contato com aquela água, as feridas que surgiram no corpo; e algumas casas foram interditadas, mas os moradores lá permanecem, pois não têm aonde ir. Cita as demais situações relatadas p

COMISSÕES

Comissão de Constituição e Justiça
Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Proteção Civil
Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
Comissão de Segurança Pública
Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público
Comissão de Turismo e Meio Ambiente

001ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/02/2021

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Menciona que visitou a Lagoa da Conceição, onde aconteceu o maior crime ambiental de Florianópolis. Constata que a grande angústia dos moradores é com a atenção que a Casan precisa dar à situação deles. Primeiramente pelo risco que passaram e, após, como ficaram: havendo contato com aquela água, as feridas que surgiram no corpo; e algumas casas foram interditadas, mas os moradores lá permanecem, pois não têm aonde ir. Cita as demais situações relatadas p (...)

100ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/12/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Discorre sobre visita do Governador ao oeste catarinense e o anúncio de medidas de combate à estiagem. Registra que Carlos Moisés esteve em Pinhalzinho e foi recebido por lideranças da agricultura familiar, onde recebeu relatório, contendo reivindicações importantes para socorrer o pequeno agricultor, o qual enfrenta problemas devido à estiagem e a situação de precariedade das rodovias. Informa que o Governador ouviu o relato das autoridades sobre as dific (...)

099ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/12/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Comunica que protocolou um Projeto de Lei que inclui o medicamento Zolgensma, para tratamento das crianças com AME, na isenção de ICMS do Estado de Santa Catarina. Frisa que o CONFAZ já possui uma lista de medicamentos com esta isenção, e com a regulamentação da ANVISA, foi protocolado esse pedido do medicamento Zolgensma. Lembra que existem várias crianças com atrofia muscular, e que precisam de quem olhe por elas. Comenta, também, sobre as diversas (...)

094ª SESSÃO ORDINÁRIA

24/11/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Faz registro sobre as adoções de crianças negras no Brasil, e da necessidade de um olhar especial para os abrigos de Santa Catarina no mês que se comemora a Consciência Negra. Comenta que é alta a taxa de crianças negras que aguardam por uma família que as adotem e, segundo dados do Conselho Nacional de Adoção, correspondem à metade das cerca de cinco mil crianças aptas para adoção, salientando que atualmente são 4.533 instituições de acolhimento no País, e mui (...)

091ª SESSÃO ORDINÁRIA

17/11/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Parabeniza todos os Prefeitos e Vereadores eleitos no pleito municipal, desejando sucesso na nova gestão. Lembra que, ao visitar os municípios catarinenses, percebeu a educação e ética dos candidatos, inclusive nas redes sociais. Traz a sua preocupação, como Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos, com a situação dos imigrantes em Santa Catarina, pois alguns estão passando fome e dormindo no chão. Diz que solicitará a Assistência Social do Estado (...)

067ª SESSÃO ORDINÁRIA

17/09/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Discorre sobre a boa notícia da decisão que o Tribunal de Justiça de São Paulo tomou, determinando que o Governo pague a diferença de valor para o medicamento à família do pequeno Artur, pois faltam oito milhões e 300 mil reais para adquirir a medicação Zolgensma, que trata crianças com Atrofia Muscular Espinhal - AME. E, agora, a família precisa correr contra o tempo, pois a medicação é administrada até os dois anos idade. Também, agradece a cada um dos (...)

063ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/09/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Diz que a presente semana foi preocupante, em função do que tem ocorrido na SC-160, saída entre Pinhalzinho e Saudades, trecho em que abriu uma grande cratera que está gerando vários acidentes. Lembra que os motociclistas se deparam com o excesso de água na pista e acabam caindo devido à falta de escoamento da mesma. Igualmente, a situação é difícil no trecho entre Pinhalzinho e Saltinho. Comenta que teve uma conversa com o Secretário de Infraestrutura, q (...)

059ª SESSÃO ORDINÁRIA

01/09/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Faz uma reflexão sobre o filme Coringa, comentando que o diretor fez uma crítica social para falar sobre a falta de atenção para com as pessoas que possuem transtornos mentais. Comunica que a OMS publicou dados, informando que os países gastam pouco do orçamento para tratamento de pessoas com problemas de saúde mental. Frisa que a pandemia global da COVID-19 está causando um impacto adicional na saúde mental da humanidade, e acrescenta que poucas pessoas p (...)

051ª SESSÃO ORDINÁRIA

12/08/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Informa que, no dia 13 de agosto, a Celesc reunirá seu conselho diretor e aprovará investimento de R$170 milhões para a troca da energia no campo, de monofásico para trifásico. Lembra que esta é uma reivindicação antiga dos agricultores, que estão precisando melhorar suas propriedades, mas não possuem eficiência energética para isso. Diz que se o investimento for realizado, Santa Catarina dará largos passos dentro do setor agropecuário. Registra reunião co (...)

047ª SESSÃO ORDINÁRIA

04/08/2020

DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Comenta sobre a dificuldade das crianças portadoras de AME, que se deslocam de todas as regiões do Estado até Florianópolis para buscar o tratamento. Fala da sua conversa com o Secretário da Saúde para compreender a situação de uma criança de 8 meses que precisou de atendimento, e a família não conseguiu ambulância para se deslocar até Florianópolis, culminando o fato com os pais tendo que pagar o deslocamento da paciente. Entretanto, recebeu a inform (...)

Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a pavimentação asfáltica da Rodovia SC-477 compreendido entre os municípios de Papanduva e Canoinhas.
23/02/2021
Fabiano da Luz
Institui sistema de transparência para o rastreamento das doses e para a identificação da população vacinada no Estado de Santa Catarina.
19/02/2021
Fabiano da Luz
Manifestando, aos familiares do Senhor Alvisio Jaco Ely, pesar pelo seu falecimento.
03/02/2021
Fabiano da Luz
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a liberação de recursos financeiros para o transporte de água do Rio Irani até o interior de Xavantina.
15/12/2020
Fabiano da Luz
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a liberação de recursos financeiros para a melhoria da iluminação pública no Município de Xavantina.
15/12/2020
Fabiano da Luz
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a disponibilização de recursos visando á implementação de sistema de vídeomonitoramento urbano no Município de Xavantina.
15/12/2020
Fabiano da Luz
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a liberação de recursos financeiros para a reforma da Escola de Ensino Fundamental Deputado Massolini, no município de Xavantina.
15/12/2020
Fabiano da Luz
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PLC/0020.0/2020, cuja ementa diz: "Altera a Lei Complementar nº 453, de 2009, que "Institui Plano de Carreira do Grupo Segurança Pública - Polícia Civil, e adota outras providências".".
09/12/2020
Fabiano da Luz
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0301.0/2020, cuja ementa diz: "Dispõe sobre a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aquisição de armas de fogo e munições aos colecionadores, atiradores, caçadores (CAC´s).".
09/12/2020
Fabiano da Luz
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0332.7/2020, cuja ementa diz: "Proíbe a queima de resíduos de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), usados na agricultura, em fornos de produção de cimento estabelecidos no Estado de Santa Catarina.".
09/12/2020
Fabiano da Luz
24/02/2021

A situação da pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina foi novamente pauta de debate na Assembleia Legislativa durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24). A ocupação de leitos de UTI é de 91,18%, são 648 017 casos confirmados, dos quais mais de 26 mil são ativos. As mortes causadas pela covid-19 já são 7042 e apenas 2,16% da população recebeu a primeira dose de imunizante. (...)

24/02/2021

Confira os pronunciamentos dos deputados na sessão ordinária desta quarta-feira (24): - Sargento Lima (PSL); - Kennedy Nunes (PSD); - Ricardo Alba (PSL); - (...)

24/02/2021

Pedido de agilidade para aprovação de projeto de lei que autoriza os praças da PMSC a pilotarem aeronaves e o aporte de R$ 323 mi para bolsas de estudos em 2021 foram os destaques da sessão de quarta-feira (24) da Assembleia Legislativa. “Projeto de lei do deputado Ivan Naatz (PL), que dei parecer favorável pela constitucionalidade e que agora está na Comissão de Finanças, autoriza os praças habilitados pela Ag&ec (...)