Pronunciamento

Dr Vicente - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/06/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Tece comentários a respeito das novas leis de trânsito do país propostas pelo governo federal. Cita todas as alterações que estão no projeto, demonstrando preocupação sobre diversos pontos e define como uma medida populista. Comenta que as mudanças beneficiam os infratores, e é necessário pressionar a Câmara dos Deputados na apreciação desta matéria que trata da preservação da vida.
Relata que, em maio de 2011, foi lançado pela ONU a Década de Ação Pela Segurança do Trânsito, no qual governos de países se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir acidentes de trânsito, que é a nona causa de mortes em todo o planeta.
O deputado afirma que o aumento do limite de 20 para 40 pontos, sem nenhum estudo técnico, é temerário, e acrescenta que prejudicaria as autoescolas. Complementa, afirmando que a tendência mundial é a diminuição do limite dos pontos, de aumento na fiscalização e punição. Informa que estas ações também prejudicarão a área da Saúde, argumentando que deixarão o sistema sobrecarregado.
Relata que participou de um passeio turístico de trem, que o fez relembrar de uma ferrovia em Blumenau, a qual lamenta que tenha sido fechada em 1971. Complementa que após o fechamento da ferrovia, surgiram rodovias e monopólios de transportes, que até hoje causam muitos acidentes e óbitos. Critica a falta de planejamento do governo federal quanto à implantação do modelo ferroviário no país.
Por fim, volta a tecer críticas ao governo por facilitar o lado dos infratores, afirmando que o correto seria incentivar a educação e a punição aos infratores no trânsito. [Taquígrafa: Sílvia]