Pronunciamento

Cleiton Salvaro - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/08/2015
O SR. DEPUTADO CLEITON SALVARO - Sr. presidente, srs. deputados. Bom dia a todos!
(Passa a ler.)
"Gostaria, brevemente, de reforçar a importância de um assunto que já está sendo debatido aqui nesta Casa, e que logo chegará ao Plenário. O que me deixou muito feliz. Falo do Plano Estadual de Educação.
Não é todo dia que a gente se depara com iniciativas de longo prazo na gestão pública. A política ainda é dominada por questões de curto prazo. Às vezes é bom que seja assim. Agora mesmo, o Brasil precisa de ações eficientes de curto prazo para sair da crise institucional em que se encontra. Mas não podemos fazer política olhando só os meses seguintes ou o próximo ano, ou pior ainda, as próximas eleições. Temos que olhar além e traçar metas e estratégias pensando nas futuras gerações.
E não há como pensar nas futuras gerações sem falar em educação. Por isso é histórica essa oportunidade que temos de debater esse plano estadual numa perspectiva de longo prazo, olhando para a próxima década. A educação deve sempre ser a prioridade estratégica do estado ou do país.
O projeto de lei enviado pelo Executivo tem metas bastante ousadas e é bom que seja assim. Por outro lado, são metas que só vão ser cumpridas se realmente colocarmos a educação no centro de qualquer política.
Um dos pontos, por exemplo, é a meta de investir 10% do PIB em educação. É algo fantástico. Hoje mesmo estamos vendo diminuir cada vez mais a capacidade de investimentos dos estados. Então, este já é o primeiro grande desafio.
Outro ponto que me chama a atenção é uma das diretrizes do Plano que fala sobre a necessidade de melhorar a qualidade de ensino. Não há como ser contrário a isso, o que devemos discutir é como vamos alcançar essa melhoria. O plano apresentado pelo governo do estado lista uma série de estratégias para isso.
Uma das maneiras para melhorar a qualidade de ensino, já citei, é elevar investimentos em relação ao PIB. Mas há outras questões igualmente importantes, como valorizar o professor, investir em estrutura e rediscutir práticas curriculares.
Quando falamos em melhorar a qualidade de ensino, temos que avaliar seriamente as escolas que o estado oferece. Que tipo de escola pública temos hoje e qual gostaríamos de ter?
Está claro que a educação que o Brasil oferece é incapaz de ajudar crianças e jovens a realizarem seus sonhos mais ambiciosos. O próprio Brasil não pode ter grandes ambições de se desenvolver se não investir seriamente na educação básica."
Eu defendo essa educação, já morei fora do país, morei três anos na Inglaterra, e lá a educação é o princípio básico, integral, e acho que é isso que o Brasil precisa para termos uma segurança pública, que está sendo discutida, uma saúde melhor. Tudo isso vem da educação, das escolas, e também, hoje, os deveres dos pais e mães educarem os seus filhos nas suas próprias casas.
(Continua lendo.)
"Então, para concluir, é louvável que possamos debater aqui assuntos dessa importância. Mas está claro que o nosso desafio não é pequeno. Quanto mais tempo dedicarmos a discutir educação, melhores serão os resultados."
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)