Pronunciamento

Ana Paula Lima - 055ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/05/2018
DEPUTADA ANA PAULA LIMA (Oradora) - Comenta sobre a tragédia anunciada, inevitável no pós-golpe, agora agravada pela greve dos caminhoneiros, e relembra que Graça Foster e Guido Mantega mantinham baixo o preço do combustível e o Ministério Público Federal entrou com ação contra os mesmos.
Entende que os últimos acontecimentos são apenas a ponta de um iceberg, como agências do Correio e do Banco do Brasil fechadas, intenção de privatizar a CEF, na busca de um estado mínimo que não considera aqueles que menos têm. Declara que este governo é para os ricos, pois faz isenção de impostos para bancos como o Itaú, na ordem de R$ 25 bilhões, e quanto a isso não viu protestos. Relata que, ao precisar abastecer, uma fila de caminhões estava impedindo, numa mostra de que a situação não está normalizada quanto à greve, e a crise vai piorar muito com a iminência da greve dos petroleiros.
Alerta que a política do atual governo veio para acabar com as estatais, a exemplo da Petrobras. Neste sentido, apresenta vídeo explicando que a política de preços implantada na Petrobras, por aqueles que a dirigiram ultimamente, beneficia os acionistas, que recebem parcelas dos lucros. Destaca ainda que Temer reduziu a produção para um quarto da sua capacidade, além de aumentar a importação de combustíveis em torno de 35%. Ressalta que o aumento dos combustíveis afeta a vida das pessoas porque interfere nos preços em geral.
Também descreve o trajeto feito pelo petróleo, que é enviado para refinar nos Estados Unidos, voltando depois importado pelo Brasil, o que considera uma política equivocada. Argumenta que a solução para os problemas do país é a volta de Lula como presidente, porque o retorno dos caminhoneiros à atividade pela baixa do óleo diesel não significa um benefício, pois já foi anunciado novo aumento da gasolina, que continuará sucessivamente, pois Pedro Parente trabalha para o mercado internacional.
Afirma que o Pré-Sal, descoberto no governo da presidenta Dilma, é a maior riqueza do país, falando da importância do Brasil voltar a produzir e refinar o petróleo para a estabilidade dos preços, e pede a saída de Pedro Parente e Temer para acabar com o sofrimento do povo brasileiro. [Taquígrafa: Sara]