Pronunciamento

Ana Paula Lima - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2018
DEPUTADA ANA PAULA LIMA (Oradora) - Convida para a exposição de arte do artista plástico blumenauense Pedro Gottardi, com o tema Dilatação Corporal - Experiências de um corpo em expansão, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.
Lembra que no dia 7 de agosto de 2018 comemora-se 12 anos da sanção da Lei Maria da Penha, que tem esse nome lembrando uma mulher que foi vítima de violência doméstica durante muitos anos, e lutou para que houvesse maior proteção para as mulheres nesta situação.
Constata que o crime mais praticado é a violência doméstica, estupros e o feminicídio, colocando Santa Catarina em 5º lugar como um dos estados mais violentos neste sentido. Argumenta que alguns homens não conseguem aceitar o fim do relacionamento e cometem tais desatinos. Também esclarece que a lei vale para ambos os sexos, mas os relatos de violência e as denúncias partem mais das mulheres, que são as maiores vítimas.
Registra que, graças ao Disque 180, a mulher tem maior coragem em denunciar as agressões, mas ainda precisa muito, como mais delegacias, com plantões noturnos e nos finais de semana, e o atendimento de profissional capacitado, preferencialmente uma mulher.
Cita a matéria da jornalista Ângela Bastos sobre a invisibilidade da violência contra as mulheres, e ressalta a necessidade mudança na cultura machista, que deve começar pela educação das crianças no lar e nas escolas.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Alerta para a importância da atenção dos que estão próximos em perceber quando uma mulher é vítima de violência, seja física ou verbal, para prevenir um desfecho trágico. Também afirma que as moradoras do campo estão muito isoladas e desprotegidas nesta situação. [Taquígrafa: Sara]